Por André Fernandes
Existem diversos jogos por aí que tem como proposta o gênero do horror, e como o medo é uma emoção tão forte e intensa, faz sentido que os jogos narrativos explorem essa característica tão comum dos seres humanos. Mas como conseguir gerar medo e tensão nas sessões de RPG? Como saber se seus jogadores estão entrando no clima que você propôs e principalmente: se eles estão se divertindo? Eu tenho algumas observações sobre o assunto e gostaria de compartilhar algumas delas neste artigo.
Jogue a noite
Sim! Como estimular a tensão se seu grupo está jogando descontraidamente num domingo à tarde, depois daquela macarronada caprichada? Eu acredito que jogos com a temática mais “sombria” são melhores aproveitados quando o ambiente estimula aquela sensação inquietante e inesperada, o grupo reunido na mesa com poucas luzes acesas e com a escuridão da noite envolvendo todos os participantes certamente é um bom começo.
Estimule os sentidos dos jogadores
Quando estiver descrevendo os cenários, os NPCs da sua história e etc; apele para os sentidos dos jogadores: o que eles enxergam, escutam, cheiram, tocam? Como é o cadáver apodrecido que eles encontram na floresta em que estão perdidos? Descreva a floresta pra eles, não tenha medo de detalhar o que eles estão vendo, apenas tome cuidado para não se perder nas descrições e deixar o ritmo de jogo lento. Com o tempo e a prática você será capaz de detalhar com mais realismo as cenas para seu grupo, além disso os jogadores também podem (e devem) descrever o que seus personagens sentem e no que estão pensando quando percebem que o cadáver da floresta acabou de abrir os olhos!
Use acessórios
Caso você queria deixar o clima ainda mais imersivo, pode fazer uso de velas ou incensos para dar um ar mais místico, ou então recorrer a pequenos objetos para ilustrar algo que acontece na cena: “Seu personagem encontra um velho diário, e nele está escrito algo que se parece um idioma antigo, a tinta utilizada, na verdade é sangue”. Nesse exemplo em questão, não seria bacana que o jogador realmente pudesse ter um diário antigo em suas mãos? Certos detalhes deixam a história mais rica e seu grupo irá adorar a experiência.
Evite o uso de celulares
Pode parecer algo meio autoritário, mas estar checando suas mensagens no celular enquanto uma cena importante se desenrola, quebra todo o clima da sessão. Antes do jogo começar, seria interessante o grupo conversar sobre esse tipo de situação e todos combinarem que usar celulares pode atrapalhar a sessão e deixar isso pra depois.
Diminua as piadas
O RPG antes de tudo é um jogo, e seu objetivo é divertir os participantes e algumas vezes um comentário engraçado ou algo do tipo pode ser bom pra quebrar a tensão de vez em quando. Agora quando toda hora alguém faz uma piadinha ou se desvia do foco da sessão, isso pode atrapalhar na descrição, introdução de um fato importante, e etc. É bom deixar as piadas para uma hora mais oportuna e tentar entrar no clima que o jogo está formando, assim todos podem aproveitar os momentos que estão tendo reunidos.
Por André Fernandes
Deixe um comentário