Jedi para UD1 e Old Dragon

“Não há emoção; há paz.
Não há ignorância; há conhecimento.
Não há paixão; há serenidade.
Não há morte; há a Força.”
Código Jedi.

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante o jovem George Lucas concebia a série de filmes “Star Wars” que misturava elementos de ficção cientifica com fantasia. Desnecessário dizer que a obra foi um sucesso transformando-se em um ícone cultura pop com diversos filmes, séries, quadrinhos, games e RPGs.

Aproveitando a estreia de “Star Wars: Os Últimos Jedi”, decidimos promover uma pequena adaptação dos Jedi para o UD1 e Old Dragon. Venha conosco.

I- A FORÇA
A Força é a energia que rege o universo. Ninguém sabe exatamente sua origem e nem ousa defini-la. Ela está em tudo e dela tudo procede. Os Adeptos da Força são aqueles nascidos com a sensitividade necessária para manipular esta energia e manifestar incríveis poderes. Existem vários deles: os sith, adeptos da força, bruxas de Dathomir, entre outros. Neste artigo nos concentraremos em seus mais importantes usuários: os Jedi.
A Força também possui seu lado sombrio que todo Jedi tenta evitar. Sucumbir ao lado negro é um caminho sem volta que perverte mesmo o mais nobre jedi. Personagens que sucumbem ao Lado Negro deixarão de ser controlados pelo jogador sendo transformandos em coadjuvantes (UD1) ou NPCs (OD).

II- JEDI PARA OLD DRAGON
Seu personagem foi treinado desde criança pela Ordem Jedi para ter uma vida austera em comunhão com a Força, se distanciando ao máximo do Lado Sombrio. Donos de tradição filosófica milenar, os Jedi utilizam seus poderes em prol da paz, harmonia e justiça por todo universo.

Integridade contra o Lado Negro da Força.
O Jedi luta para não sucumbir ao lado negro da força. Caso quebre o código jedi – agindo de maneira cruel, emotiva, agressiva ou egoísta – precisará promover um teste de integridade feito através de uma jogada de salvamento de sabedoria modificada pelo seu alinhamento. Se falhar o lado negro se aproxima do personagem, começando a assediá-lo.
O jedi pode falhar neste teste uma quantidade de vezes igual a 1 + seu ajuste de Sabedoria. Um personagem com Sabedoria 15, por exemplo, pode falhar 3 vezes (1+2). Se ultrapassar essa quantidade será tomado pelo lado sombrio.
O jedi consegue expiar seus pecados, evitando o assédio do lado sombrio, através de missões que anularão suas falhas de integridade. Cabe ao mestre definir a natureza destas missões expiatórias.

Poderes da Força
Todo jedi será capaz de invocar poderes sobrenaturais nascidos de sua relação com a força. Para invoca-los o Jedi deve obter sucesso no atributo Sabedoria, caso falhe no teste, sua conexão com a Força enfraquece e o poder não poderá ser usado novamente por 1d4 x 30 minutos.
Se o jedi conquistar “20” no dado o poder terá se descontrolado e um grave problema pode acontecer. Resultado “1” significa que o poder teve um efeito melhor que o esperado, a critério do Mestre.
Os poderes da Força estão descritos na especialização Jedi e utilizam por base as magias do OD.

Especialização Jedi (Homem de Armas e ladrões)
No Old Dragon os Jedi funcionam como uma especialização para as classes Homens de Armas ou Ladrões. Personagens da classe homem de armas serão ótimos guardiões, enquanto jedi da classe ladrões funcionam bem como sentinelas ou consulares.
No 5° nível o personagem já domina a técnica do sabre de luz (vide equipamentos) e começa seu treinamento como Padawan, sempre monitorado por um cavaleiro jedi.
Enquanto seu personagem estiver com seu sabre de luz em riste, todo ataque de energia que não conseguir ultrapassar sua CA poderá ser redirecionado ao inimigo, através de um sucesso em ataque à distância.
O jedi também abdica de escudos e armaduras pesadas confiando unicamente em sua habilidade e na Força. Uma armadura de couro batido é tudo que utiliza como proteção.
Chegando ao 8° nível o personagem se torna um Cavaleiro Jedi adquirindo os poderes da força “Comando”, “Telecinésia” (utilize as magias homônimas descritas no OD) e “Salto” (a magia “salto” com alcance pessoal).
Ainda no 8° nível o Jedi soma seu ajuste de Sabedoria à sua CA para ataques a distância e no 16° o modificador será aplicado para todo ataque lançado contra o personagem.
Para tornar-se um mestre jedi será preciso chegar ao 16° nível, onde se adquire o poder da força “Relâmpago” (vide Magia). Através de sucesso em um teste de sabedoria, o jedi sentirá também as flutuações da Força intuindo o futuro e a presença de outros usuários desta enigmática energia.

III- JEDI UD1
No UD1 os jedi funcionam um arquétipo profissional que utiliza a força para manter a paz o universo.

UD1 em Star War.
Sendo um cenário de aventura, aconselhamos que o mestre comece sua campanha com personagens de NH 3. Será possível também utilizar os robôs, bioletrônicos e raças apresentados no UD1. Os poderes apresentados aqui seguem a lógica do artigo Poderes Novos do UD1.

Hierarquia Jedi
Seu posto na hierarquia da Ordem Jedi diz respeito ao nível do personagem. Personagens NH 3 ou 6 são ainda aprendizes, chamados de Padawan. Apesar de já manifestar alguns poderes da Força, o aprendiz ainda não dispõe de autonomia para agir sozinho, devendo sempre ser guiado e treinado por um cavaleiro ou mestre Jedi. O rito de passagem para se tornar um cavaleiro exige que o padawan seja capaz de construir seu próprio sabre de luz.
O Jedi conclui seu treinamento com NH 7, 8 ou 9, sendo capaz de dominar diversos parâmetros da Força e assumir seus compromissos para com a Ordem. De NH 10 até 12 ele será um Mestre Jedi, respeitado pelos demais e com autonomia para liderar diversos cavaleiros. Se dispor de NH 13 ou superior, ele será um membro do Conselho Jedi.

Corrupção para o Lado Negro
No UD1 utilizaremos as regras de tentação e perturbação para simular seu caminho para o lado sombrio. O personagem ganha uma perturbação sempre agir de maneira cruel, emotiva, agressiva ou egoísta, como por exemplo utilizar Domínio da Mente em proveito próprio, Telecinese para desmembrar uma pessoa ou Raio da Força para afetar seres vivos.

Formação
Perícias: Combate Armado (+3), Animo Bom (+2), Sociabilidade Bom (+2) e Tecnologia Regular (+1).

Poder

• Sentir a Força: com um sucesso em um teste de Raciocínio, o jedi consegue sentir flutuações na força, percebendo a presença de pessoas dotadas da Força ou intuindo sobre o futuro e equilíbrio do universo.

Poderes Sugeridos 
• Domínio da Mente (Distancia /Permanência/ 1K+/ Resistir): quando o Jedi fala com seu alvo consegue induzir forte sugestão hipnótica que afeta o cérebro da vítima para obrigá-lo a seguir uma determinada ordem, como “pule”, “corra”, “confie em mim”, “pare” ou “se mate”.

• Reflexão contra Energia (Pessoal/ Instantânea): o Jedi utiliza o sabre de luz para redirecionar imediatamente disparos de energia lançados contra ele. Será preciso obter sucesso num teste de defesa com a perícia Combate Armado (Sabre de Luz).

• Relâmpago da Força (Distância /Instantânea/ 1K+): das suas mãos saem rajadas de energia que causam dano igual ao seu NH. O ataque será feito utilizando a perícia Combate à Distância.

• Salto Jedi (Pessoal /Instantâneo/ 1K+): consegue saltar somando seu NH a perícia Atletismo.

• Telecinética (Distante/ Sustentável/ 1K+): o jedi consegue mover objetos utilizando o poder da mente.

IV- EQUIPAMENTOS 
Abaixo alguns dos equipamentos comuns do cenário de Star Wars.

Armas de Mão  

Sabre de Luz    UD1 (dano 3) OD (Tamanho P e M/ 1d10/ peso 0,5kg)

Armas de Ataque a Distância 

              Blaster UD1 (dano 4)  OD (Tamanho P / 1d8+2/ peso 2kg)

Utensílios
Comunicador: funciona como uma espécie de celular capaz de efetivar comunicações, enviar fotos, vídeos e amostras de DNA.
Respirador Portátil: uma pequena máscara que permite respirar debaixo d´água.

V-AVENTURAS EM STAR WAR
Abaixo, alguns plots que podem ser adotados pelo Mestre como rumores ou ganchos para aventuras no universo de Star Wars.

Ameaça a Lum: existe uma conspiração para destruir o planeta Lum, único lugar da galáxia onde é encontrado o cristal que fabrica os sabres de luz.

Clones Midi-Chlorians: alguém está fazendo um exército de clones com altos níveis de Midi-Chlorians para servir ao lado sombrio.

Herança Jedi: alguém encontrou a localização do planeta perdido de Had Abbadon, que possivelmente foi o berço da cultura Jedi.

Nova Lum: você descobriu a rota para um planeta desconhecido onde existem cristais semelhantes ao de Lum.

 

Por Luiz Claudio Gonçalves

malhando muito para conquistar a Força.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: