As perguntas mais comuns sobre Thordezilhas.

Desde o lançamento de Thordezilhas muitas pessoas me fazem perguntas através das Redes Sociais. Fico sempre feliz em responder todas as indagações, algumas das quais acabam virando artigos como os “Meio-elfos”, “Gnomos” e “Os piratas mais perigosos de Thordezilhas”.
Dentre tantas perguntas algumas se destacam seja pela recorrência ou por causarem algum espanto. Neste sentido, apresento as seis perguntas mais interessantes sobre Thordezilhas.

1-Existem negros no cenário?
O motivo desta pergunta eu nunca entendi. No próprio conto introdutório e na descrição do cenário fala do continente de Salgarian onde existem reinos inspirados na nossa África. Sendo mais direto: os salgarianos são humanos de pele negra – ou preta – e a influência de sua cultura está bem mais próxima do que parece. Pretendemos, com o tempo, apresentar mais sobre o importante continente de Salgariam. Quem sabe um livro inteiro sobre isso.

2- Existem negros na arte do Thordezilhas?
Aqui temos um engano que me gerou uma magnifica aula do professor “Dan Ramos” sobre arte e preconceito. Um amigo perguntou porque não temos ilustrações de personagens negros dentro do Thordezilhas. Isso se você desconsiderar a capa onde encontramos um pirata de pele negra. O grande Dan Ramos, responsável pelas ilustras, explicou que em arte P&B é considerado racismo pintar a pele de personagens negros, seus traços devem aparecer em outros aspectos. Minha cabeça explodiu! Bastou folhear novamente o livro para perceber inúmeros personagens negros e até uma anã mulata. Muito obrigado pela sensibilidade, Dan Ramos!

3- Os dragões realmente morreram?
A Santa Igreja jura que sim, mas todo jogador de RPG sabe que não. Isso é bem óbvio. Lembrem-se que o símbolo de Thordezilhas é um dragão com um brinco de pirata – ainda vou tatuar esse negócio. Existe a possibilidade de que quatro dragões anciões ainda vivem disfarçados de humanos, um deles – possivelmente- é o imperador Demetrius Czar. Além disso, eu não ficaria surpreso se uma nau viesse a pique devido a um ataque de dragão.

4-Inês é maligna?
Tenha algo em mente: nenhum governo governa sozinho. Nem mesmo em cenários fictícios de monarquia absolutista. Inês certamente serve a alguns interesses, talvez ao clericato, quiçá sua burguesia. Agora, se a autoridade da rainha de Castelha é total ou se é cativa da própria coroa, cabe ao Mestre decidir.

5- Thordezilhas é histórico?
Foi a primeira pergunta que recebi sobre o cenário. O rapaz perguntou isso no Diversão Offline de 2017, antes ainda do lançamento do livro. Foi quando pensei que o título “Thordezilhas” era uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo que explica tudo sobre o cenário, pode gerar alguma ideia de que ele tenha cunho histórico.
Respondi que  não! Grande Mitra! Não mesmo. Os nomes são iguais: Castelha, Versalhes, Lusitan, mas as situações divergem completamente da nossa história. Thordezilhas tem o mesmo grau de fidelidade histórica que “Game Of Tronnes” para com a “Guerra das Rosas (1455- 1487)”.

6-As regras do OD servem para o Thordezilhas?
Sim, em termos. Gosto de pensar que existem duas formas de jogar Thordezilhas: o heroísmo moderado e o extremo. O moderado é plenamente possível utilizando tão somente as regras do Old Dragon e do Thordezilhas, basta começar com nível 3 e adotar as especializações do livro que são bem mais poderosas do que aquelas apresentadas no OD.
Por certo que muita gente sentiu falta do heroísmo extremo típico das obras do gênero capa & Espada. Pensando nisso, no próximo livro “Thordezilhas Desbravando o Velho Mundo” apresentaremos algumas regras para tornar o OD ainda mais extremo.

Por Luiz Claudio Gonçalves

Sempre respondendo as perguntas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: