Novo UD1 a caminho

Salve, UDnistas

Estamos chegando no fim do ano e o Universo Simulado está cheio de ideias para 2019. Uma delas é a reedição do UD1, nosso sistema da casa, que volta com pequenas mudanças para torna-lo ainda mais rápido, prático e divertido. Veja alguns detalhes de como ficará o sistema:

Dados Binários ( D1)
Para quem pegou o bonde andando. O sistema utiliza os dados binários – conhecidos como D1 – que sorteiam sempre resultados entre ZERO e UM. Qualquer dado pode ser transformado em binário, basta considerar que resultados pares são acertos (+1) e ímpares são falhas (zero). Você também pode utilizar outros objetos randômicos, como cartas de baralhos, moedas, dominó, búzios, tarô, entre outros e existem também os dados binários oficiais do UD1 que você adquire entrando em contato com os criadores.

Dados Negativos ( D-)
O mestre separar alguns dados binários de cores ou formatos diferentes para serem transformados em negativos (D-). Estes sorteiam sempre  resultado zero e -1. Assim todo resultado -1 subtrairá valores do desempenho. Os dados negativos serão aplicados APENAS como modificadores. Um personagem ferido, por exemplo, ganha modificador de 1d- em seus testes.

Testes.
O sistema de teste continua o mesmo: 5D1 + perícias. A diferença fica por conta das vezes em que utilizamos modificadores. Todo modificador agora será aplicado na forma de dados extras. D1 no caso de bônus e D- no caso dos redutores. Um personagem bêbado tentando pular muro com seu Atletismo Bom (+2), por exemplo, rola 5d1 + 2 + 1d-. Outro personagem que utiliza um pé-de-cabra para auxiliar sua perícia Crime ótimo (+3) testa 6D1 +3.
Essa mudança acontece para tornar o sistema mais equilibrado. Antes um modificador -1 influenciava demais um teste. Agora, um redutor 1D- tem 50% de chance de atrapalhar e a mesma porcentagem de não fazer qualquer diferença. Além disso, a inclusão do Dado Negativo torna o jogo mais equilibrado, dramático e evita cálculos exagerados.

Aptidões
As aptidões ainda estão ali – Carlos “Combo” Pereira me mataria se eu as removesse – sendo que agora elas somam D1 ao teste, o que torna o sistema bem mais equilibrado.

Arquétipo
A única mudança real reside do nome dos Arquétipos. Onde antes tínhamos “Astuto”, “Combatente” e “Místicos”, agora temos “Atleta”, “Intelectual” e “Sobrenatural”. Uma mudança que permite uma visão mais acertada do que são os Arquétipos.
Os novos termos são mais abrangentes e fáceis de entender. O Intelectual é aquele que utiliza de sua astúcia, carisma e inteligência para resolver os problemas, alguns exemplos incluem médicos, detetives, cientistas, inventores, patifes, entre outros. O Sobrenatural invoca poderes impossíveis em sua jornada. O termo foi porque “Sobrenatural” é bem mais abrangente, podendo englobar clérigos, magos, paranormais, entre outros. O “Atleta” faz do corpo sua principal maneira de resolver os conflitos, o que necessariamente não implica em ser um “combatente”. Você tanto pode ser um guerreiro implacável ou um lutador de rua, quanto pode assumir função de contorcionista, gatuno ou esportista olímpico.
A proposta da mudança foi tornar os arquétipos mais simples, abrangentes e afastando da ideia de classes dos personagens, comuns em outros sistemas.

Artefatos
Os artefatos sofreram uma pequena mudança. Agora eles não gastam mais K+ cabendo ao Mestre regular sua utilização através do Karma Negativo.

Proteção
A Proteção não progride mais com os níveis, dependendo apenas da armadura e eventuais poderes.

Conclusão
O sistema não sofreu grandes mudanças, embora esteja mais abrangente e equilibrado. O Luiz Claudio Gonçalves está terminando o novo UD1 Zero que deve ser lançado gratuitamente até o natal e o UD1 +1 que sairá em breve. Além do Obscura que será baseado no sistema.
Carlos “Combo” Pereira está preparando uma nova versão do “UD1 Combo”, “Killer”, “Sacrifico” e “Crônicas dos Abandonados” todos ainda sem data de lançamento. Além disso, para o ano que vêm teremos muitas novidades aqui no Universo Simulado.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: