Mudanças no Sistema Vanguarda.

Salve, marujada!

  Mal lançamos o Playtest 1.5 sistema Vanguarda e já tem inúmeras sugestões, elogios e críticas chegando ao Universo Simulado. Alguns destes apontamentos já causaram mudanças em diversos aspectos, como apresentaremos abaixo:

 

I- TERMOS ALTERADOS 

Arquétipo: o termo “Classe” foi substituído por “Arquétipo” que – além de muito mais sonoro – costuma ser aplicada como sinônimo para tipo ou modelo.  A mudança ocorre apenas na nomenclatura, as regras permanecem as mesmas.

Povo:  termo “raça” foi substituído por “povo”.  Mudamos por diversos motivos, primeiro que a palavra “povo” é muita mais comum em nossa cultura do que “raça”. Em segundo lugar, quando falamos povo levamos em consideração também o aspecto social das criaturas, algo muito importante no Thordezilhas. 

II- NOVO ARQUÉTIPO NOVO

 Santeiro: após um delicioso debate no grupo do Thordezilhas no Facebook, a galera chegou a conclusão de que os Santeiros mereciam ser uma clas…digo, arquétipo. Então agora teremos os Santeiros, um conjurador inspirado no misticismo afro-brasileiro. Em breve apresentaremos o arquétipo para vocês.

III- CONJURADORES 

Para inserir o MP no teste de conjuração decidimos que Magos, Santeiros e Clérigos invocam magia utilizado a proficiência Conhecimentos. O atributo base será Inteligência para Magos e Sabedoria para Santeiros e Clérigos.  

IV-MODIFICADOR DE POTÊNCIA (MP)

Tivemos uma pequena mudança na pontuação, Veja a tabela abaixo: 

Nível MP 

1        1

2        1

3        1

4       2

5       2

V- MODIFICADORES DE TESTES DOS POVOS 

Retiramos aquele lance de dobrar um atributo para determinado teste. O motivo é bem simples, muitos personagens tinham atributo zero e perdiam este benefício. Então agora somaremos valores para certos testes, veja como ficou o anão e o elfo.  

Anão

Resistência Anã: soma seu +2 sua  Constituição e Sabedoria nos testes para resistir à magia, doenças, alucinógeno e venenos. 

Elfo 

Astúcia Visual: sua habilidade em buscar a simetria somado aos seus olhos aguçados adiciona +2 em Sabedoria para perceber detalhes visuais: decifrar enigmas, localizar coisas e notar minúcias. Cumulativo com a proficiência Astúcia.

Puck 

Corrida Quadrúpede: aplicam seus braços e pernas como se fossem patas para correr mais rápido ganhando +2 em sua Destreza para testes de corrida. 

Pés Simianos: seus pés apresentam formato semelhante a mãos, permitindo manusear objetos normalmente. Extremamente adaptados à vida nas árvores, os pucks ganhando +2 em sua Destreza para testes que envolvam escalar. 

VI- ELFOS: SAI A MIRA ENTRA A AGILIDADE 

A mira élfica foi trocada pela Agilidade Élfica

Agilidade élfica: sua visão extraordinária soma 1 em UMA forma de ataque que utilizem a Destreza: Ataque  à Distância ou Ataque  Corporal, no caso do Mosqueteiro. 

V-TESTE DE GASTOS

Após alguns debates e testes decidimos retomar com  o sistema abstrato de monitoramento dos gastos de alguns recursos, como munição, comida, água, rum, entre outros. A ideia é agilizar ao máximo a jogabilidade, sem perder a elegância. 

Algumas recursos vão se desgastando na medida em que são utilizados: munição, água, rum, comida, que serão monitorados pelos testes de gasto. 

Todo recurso adquirido pelo personagem começa com estoque abastecido e sempre que for utilizado o jogador – ou o narrador – rola 1d20 contra o desafio imposto pelo estoque atual do recurso, vide tabela. Se o valor sorteado for igual ou maior que o desafio, o recurso cairá para o próximo nível do estoque. Abastecido cai para falta, depois precário, carência e, finalmente, escassez. O recurso acaba quando o d20 superar o desafio da escassez (03). OBS: aconselhamos que, no cálculo da munição, este teste seja feito após o combate, para facilitar a fluidez do jogo. 

Exemplo: Andrey acaba de disparar sua pistola que está com estoque carência (06). Ele  rola o d20 e sorteia 13 o que significa que o estoque de Andrey cai para escassez (03). Ele  precisa encontrar uma forma de repor sua munição, pois o próximo disparo poderá ser o último. 

Estoque   Desafio 

Abundante 18 

Abastecido¹ 15 

Falta 12

Precário 09

Carência 06

Escassez 03

¹ Todo recurso adquirido pelo personagem começará com estoque abastecido. 

VI- MONSTROS 

A turma reclamou – com toda razão – que a quantidade de Pontos de Vida dos monstros estava desnivelado em relação aos personagens. Isso foi resolvido e melhorado, elaboramos um sistema ultra fácil para criar monstros compatíveis com outros sistemas d20 que, em breve, estaremos apresentando para vocês testarem.  

 

Então, estas foram as primeiras mudanças do sistema. Em breve estaremos disponibilizando um pequeno questionário para vocês estarem participando da criação do sistema.  

É muita emoção para um barquinho só! 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: